A ABIMOTA – Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Atividades Complementares dos Setores Representados – anuncia o lançamento do projeto ABIMOTA Q+ – Qualificação da Indústria das Duas Rodas, Ferragens e Mobiliário Metálico, cofinanciado no âmbito do COMPETE 2030.
A sessão de abertura terá lugar no próximo dia 9 de dezembro de 2025, pelas 16h00, no auditório da sede da ABIMOTA, em Águeda. O evento marca o arranque formal de um projeto que pretende reforçar a competitividade e a inovação da indústria portuguesa associada a bicicletas, ferragens e mobiliário metálico.
Sobre o projeto ABIMOTA Q+
O ABIMOTA Q+ tem como objetivo central qualificar a indústria portuguesa das duas rodas, ferragens e mobiliário metálico, respondendo aos desafios que as PME destes setores enfrentam, alavancar o conhecimento estratégico, implementar ferramentas de inovação e fomentar iniciativas colaborativas que permitam a estas empresas integrar de forma mais eficaz as cadeias de valor europeias e internacionais.
Financiado por fundos do FEDER, o projeto contempla um investimento elegível de cerca de 538.8 mil €, com um incentivo aprovado de cerca de 458.0 mil €.
Por que é relevante
- Promove a inovação e a transformação digital/industrial das PME em setores tradicionais da economia portuguesa.
- Aumenta a resiliência e competitividade das empresas nacionais perante pressões internacionais e transição ecológica.
- Contribui para o crescimento sustentável da indústria na Região Norte e Centro, alinhando-se com as prioridades do Portugal 2030.
Sobre a ABIMOTA
A ABIMOTA representa as indústrias de duas rodas, ferragens e mobiliário metálico em Portugal. Através de iniciativas de qualificação, internacionalização, inovação e sustentabilidade, a associação promove o desenvolvimento competitivo das empresas nacionais no âmbito europeu e global.
Sobre o COMPETE 2030
O Programa COMPETE 2030 integra o Portugal 2030 e canaliza fundos do FEDER para apoiar a modernização da economia portuguesa, fomentando a competitividade das empresas, inovação e transição para uma economia mais digital e verde.