O BIKE UP visa reforçar o empreendedorismo qualificado e criativo no setor das bicicletas, potenciando a resposta aos desafios societais, através de ideias inovadoras e empresas que reforcem a competitividade, a transformação digital, a mobilidade sustentável e o ajuste às exigências dos mercados.

Identificação e Enquadramento do projeto

N.º Projeto: 071926

Designação do Projeto: BIKE UP - Programa de empreendedorismo para o setor das bicicletas

Apoio no âmbito do Sistema de Incentivos: Sistema de Apoio a Ações Coletivas - Promoção do Espírito Empresarial | Portugal 2020

Objetivo Temático: OT 8 - Promover a sustentabilidade e a qualidade do emprego e apoiar a mobilidade Laboral

Prioridade de Investimento: PI 8.3 - Criação de emprego por conta própria, empreendedorismo e criação de empresas, incluindo micro, pequenas e médias empresas inovadoras

Tipologia de Intervenção: TI B5 - Dinamização do ecossistema do empreendedorismo

Regiões de intervenção: Região Centro, Norte e Alentejo Entidade Beneficiária: ABIMOTA - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS INDÚSTRIAS DE DUAS RODAS, FERRAGENS, MOBILIÁRIO E AFINS

Data de Aprovação: 2020-09-23

Data de Início: 2021-01-01

Data de Conclusão: 2023-06-30

Programa Operacional: Programa Operacional Competitividade e Internacionalização | COMPETE 2020

Fundo: Fundo Social Europeu (FSE)

Montantes envolvidos

Custo total elegível: 365.203,20 Euros

Apoio Financeiro proveniente do Fundo: 310.422,72 Euros

Síntese do projeto

O projeto BIKE UP tem como objetivo estratégico geral o reforço do empreendedorismo qualificado e criativo no setor das bicicletas e componentes, sensibilizando e potenciando o apoio à geração de ideias inovadoras que respondam aos desafios de competitividade e às novas tendências que se registam. E pretende promover o surgimento de empresas que respondam ao processo de aceleração tecnológica do setor, às oportunidades decorrentes da mobilidade sustentável, da transformação digital e dos novas exigências e hábitos dos consumidores.

Assim, a promoção do empreendedorismo será suportada pelo alinhamento entre as necessidades do mercado empresarial e a oportunidade de surgirem novas empresas de base tecnológica e/ou criativa que apoiem a suficiência do mesmo.

Descrição e objetivos do Projeto

O projeto BIKE UP insere-se na estratégia da ABIMOTA, constituindo-se como mais um contributo significativo para aumentar o dinamismo e a competitividade do cluster das bicicletas, e deste modo, a notoriedade e peso do setor ao nível internacional.

O projeto promovido pela ABIMOTA evidenciará uma natureza coletiva, abrangente e não discriminatória, respondendo a riscos e oportunidades comuns de um conjunto alargado de empresas, não sendo dirigido em exclusivo aos seus associados, sem benefício particular para nenhuma entidade.

Detalhando o objetivo estratégico geral, atrás referido, e o Diagnóstico da realidade visada, define-se que o BIKE UP terá como objetivos específicos:

  • promover uma cultura empreendedora entre os jovens, despertando-as para a função de transformação e geração de riqueza para a sociedade;
  • promover o apoio ao surgimento de empreendedorismo qualificado e criativo, promovendo o ajustamento entre a procura e a oferta de qualificações e a crescente competitividade e internacionalização;
  • potenciar a geração de ideias inovadoras e soluções estratégicas na resposta aos desafios de competitividade, aos desafios sociais e societais e às novas exigências dos mercados que se impõem ao setor;
  • promover o surgimento de empresas que respondam ao processo de aceleração tecnológica do setor, às oportunidades decorrentes da mobilidade sustentável, da transformação digital e dos novas exigências e hábitos dos consumidores;
  • contribuir para incentivar iniciativas empresariais e novas empresas com impacto relevante no setor, na sociedade e na economia das regiões alvo;
  • promover a adoção pelos empreendedores e empresas, de boas práticas de inovação tecnológica, organizacional e as práticas de gestão e marketing, preparando-os para os desafios de um mercado global e gestão de empresas de crescimento acelerado;
  • diminuir o tempo de implementação de novas startups, nomeadamente através de mentoring, contato com infraestruturas de apoio e alinhamento dos negócios com as oportunidades do mercado, configurando um apoio permanente de capacidades empresariais dos empreendedores;
  • desenvolver ofertas complementares e integradas;
  • criar respostas para lidar com um contexto de aumento do desemprego e/ou de abrandamento do volume de negócios do setor na sequência da pandemia da COVID-19.
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